Páginas

sábado, 1 de abril de 2017

A Família Ponciano

Por Geraldo Fernandes 



A numerosa família Ponciano do Sítio São Lourenço , tem suas origens na pessoa de Manoel Ponciano Bezerra, nascido em 1818 no dito lugarejo,  casado com Tereza Maria da Conceição tendo ela falecida no dia 13 de agosto de 1908, aos 90 anos de idade. Já Manoel Ponciano faleceu no dia 18 de setembro de 1905, com 86 anos.

O casal deixou os seguinte filhos: 

1° - Antonio Ponciano nascido em 1845 , casado com Lucia Bezerra

2° - Francisca Ponciano´, nascida em 1848, casada com Domingos do Rosário.

3°- Maria Ponciano, nascida em 1850 casada com Manoel do Rosário.

4°- José Ponciano, nascido em 1856 casado com Maria das dores

5° - João Ponciano, nascido em 1858 casado Maria da conceição

6° - Ana Ponciano , casada com Manoel Lopes

Fonte: 1° Cartório de Apodi, Vide livro 2, fls. 55.

Geraldo Fernandes  é Pesquisador, historiador e membro da Academia Apodiense de Letras 

Um comentário:

  1. Sou descendente de Antonio, um dos filhos de Manoel Ponciano Bezerra. Gostei da divulgação da genealogia da família Ponciano feita pelo historiador Geraldo Fernandes. Ajudará a vários de seus descendentes a encontrarem suas origens. Embora o artigo tenha sido publicado desde 2017, somente hoje, 05/10/2021, o encontrei, após ter achado no mês passado o citado documento do cartório.

    Creio que há um equívoco na divulgação da data de nascimento de Manoel Ponciano nesta postagem (1918), pois pelo cálculo ele nasceu em 1819, data que posso também assegurar por um acontecimento interessante: após exatos 100 anos, em 1919, Gil Ponciano Bezerra colocaria o nome de seu avô Manoel Ponciano Bezerra em seu filho. Provavelmente, gostava tanto do avô que se lembrou que se ele ainda estivesse vivo estaria com 100 anos.

    Peço a Geraldo Fernandes se é possível informar quem foi Ponciano Bezerra, o pai de Manoel, casado com Joana Maria da Silveira. É dele que vem o nome Ponciano de nossa família, certamente por ter nascido no dia de São Ponciano.

    Curiosamente, na mesma época em que Ponciano viveu, houve um homônimo, Ponciano Barbalho Bezerra, que foi em 1821 o último a ocupar o cargo equivalente a prefeito na cidade de Assu, próxima ao Apodi, durante o domínio português (http://assunapontadalingua.blogspot.com/2013/09/administradores-do-assu-desde-1803.html), o qual tinha uma esposa chamada Joana Maria da Silva (Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte - João Felipe da Trindade), quase o mesmo da mãe do Manoel Ponciano.

    Esmak Soares

    ResponderExcluir