*Por Geraldo Fernandes
Em um minucioso estudo feito em antigos documentos, verificamos que a atual Cidade Alta do município de Felipe Guerra está encravada na famosa “Data do Abreu”. Cuja data teve como seus primeiros donos, os irmãos Domingos Borges de Abreu e Veríssimo de Abreu, pois os mesmos receberam a concessão dessas terras através de Carta de Data de Sesmaria em 7 de abril de 1717.
Podemos constatar ainda através de antigos mapas, que a Data do Abreu tinha seu tamanho de 15.840 metros de cumprido por 5.693 metros de largura. Começava no pé da serra onde a mesma fazia divisa com a “Data do Boqueirão” e seguia em linha reta até encostar com as terras do Algodão e Sítio do Góis. Sendo esses sítios encravado dentro da “Data do Romualdo”, cujo sesmeiro foi Romualdo Machado. Ainda em antigos documentos datados de 1871, se observa claramente que a Data do Abreu no ano de 1868, já pertencia ao Coronel Antônio Francisco de Oliveira.
Com o falecimento do Coronel Antônio Francisco de Oliveira, a Data do Abreu passou para o domínio de seus herdeiros, tanto é que no ano de 1927, a dita data teve uma nova demarcação, sendo o topógrafo o senhor Francisco Alves Maia. E lá se ver , através do seu mapa, que naquele ano, os herdeiros do Coronel Antônio Francisco de Oliveira, tinham 80% das terras da Data do Abreu. Entre os herdeiros destaco: sua filha Gesumira Gurgel de Oliveira, casada com Tibúrcio Valeriano Gurgel do Amaral,como também seus dois netos, sendo eles: Tibúrcio Gurgel Filho e Elesbão Gurgel de Oliveira(Padre Elesbão). Os 20% restante da data do Abreu estavam no comando de Joaquim de Sousa Morais e Teonila nogueira de Sousa Barra.
Fonte: Mapa de demarcação da Data do Abreu, ano de 1927
Geraldo Fernandes é pesquisador e historiador e membro da academia Apodiense de Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário