domingo, 20 de outubro de 2019

Zezito Barra


JOSÉ PINTO BARRA nasceu no dia 08 de janeiro de 1942, no Sítio Brejo, hoje município de Felipe Guerra/RN, filho do casal José Barra Neto e Maria Zenóbia Pinto Barra(Dona Lili Pinto). Seu pai foi vereador na cidade de Apodi, depois vice-prefeito, presidente da Câmara e prefeito da cidade de Felipe Guerra. Já sua mãe foi professora do Brejo por vários anos. 

São seus irmãos: Raimundo Pinto Barra; Pedro Pinto Barra(Pedroca), in memoriam; Miguel Pinto Barra; Paulo Pinto Barra; Francisca Pinto Barra(Chaguinha), in memoriam; Maria Pinto Barra(Iolanda); Genoveva Pinto Barra(Veva); Pacífico Pinto Barra; Francisco de Assis Pinto Barra(Didi) e Maria das Graças Pinto Barra.

Zezito Barra, como é mais conhecido, é neto paterno de Pedro José Santana Barra e Teonila de Sousa Nogueira Barra, e neto materno do Capitão Miguel Ferreira Pinto(ex-vereador na cidade de Apodi) e D. Izabel Zenóbia de Oliveira Pinto. É bisneto do Coronel Antônio Ferreira Pinto, ex-deputado estadual do Rio Grande do Norte no período imperial; e também bisneto do Capitão Sebastião Celino de Oliveira Pinto(ex-deputado provincial do RN).

Desde cedo começou a trabalhar na agricultura ajudando seus pais. Iniciou seus estudos aos 10 anos de idade, na localidade do Brejo, com as professoras Francisca Alves da Silva, Maria Bernadete Pinto, Dona Esterzinha Bezerra. Cursou até o quarto do ano do ensino primário. 

Em 1958 passou a trabalhar no antigo Posto Florestal de Felipe Guerra(depois IBAMA), função que exerceu até o final da década de 80, quando aposentou-se. 

Em 31 de maio de 1972, casou-se com a professora Maria do Socorro Silveira Barra(filha de Pedro Victor da Silveira e Maria Francisca da Conceição). Dessa união, nasceram 02 filhos: Jânio Nilson da Silveira Barra, nascido em 08 junho de 1973, e Sônia Maria da Silveira Barra, nascida em 12 de março de 1977.  Sua esposa atuou por longos anos como professora do município, e veio a falecer no dia 20 de março de 2010. 

Membro de uma família tradicionalmente política,  Zezito Barra já participou(e continua a colaborar)  ativamente de diversas campanhas políticas na cidade de Felipe Guerra, tanto nas esferas municipal e estadual, muito embora nunca tenha disputado um mandato eletivo. Mas seus irmãos  Paulo Pinto Barra e Pacífico Pinto Barra ocuparam diversos cargos públicos: o primeiro foi vice-prefeito e depois prefeito de Felipe Guerra; o segundo ocupou uma cadeira no poder legislativo felipense nos anos 70.

Hoje seu filho, o ex-vice-prefeito e atual vereador Janio Barra é o responsável por dar seguimento a trajetória política de sucesso da família Barra de Felipe Guerra.

Zezito integrou os diretórios dos partidos ARENA, PDS, PFL e hoje é delegado do PP(Progressista), em Felipe Guerra. 

Zezito já foi comerciante no ramo de bebidas por mais de 20 anos até fins de 2017. Hoje gosta de passar o seu tempo conversando e narrando fatos históricos com seus familiares e amigos no  Sítio Brejo, além disso tem uma grande paixão pela leitura.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar

Curta nossa página no facebook