quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Comunidade de Pindoba


A comunidade de Pindoba tem suas terras situadas dentro da famosa data do Boqueirão, data esta que tinha inicio no Sítio Passagem Funda, e terminava no Sítio Santa Rosa.

Segundo o dicionário Botânico Brasileiro, o nome Pindoba significa: “palmeira grande”. E realmente é verdade. Basta ver que esta comunidade estar cercada por grandes palmeiras, que é a nossa tão conhecida carnaubeira.

O sítio Pindoba fica na divisa dos municípios de Apodi e Felipe Guerra.

Nessa comunidade se encontra uns dos solos mais rico da várzea do Apodi, e tudo que se planta dar, com destaque para o Feijão, arroz e o milho, são esses produtos que movimenta a economia local.

Existem também outras fontes de renda, é a fabricação de potes e panelas, feitas pelas conhecidas loiseiras. Uma tradição que tem passado de mãe para filha de décadas após décadas.

Na política o sítio Pindoba também fez história.

Em 1965 dois filhos dessa comunidade foram eleitos vereadores, sendo eles: Titico Canela e Aécio Valentim. Em 1976, a comunidade de Pindoba fez outro feito inédito, elegendo “Bebia de Batista” para Vereadora, sendo ela a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo Felipense.

Já em 1982, Bibia de Batista é a primeira mulher a ser candidata a Vice-Prefeita em nosso Município.

As principais famílias residentes nessa comunidade são: a família Martins, a Família Abreu, Família Domingos, mais a maioria são da família Valentim.

A tradição nessa comunidade é a famosa carreira de Cavalos, a tão falada carreira de ‘prado’, tradição que já tem mais de 50 anos, e já é conhecida em todo o Oeste no Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Rede News 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar

Curta nossa página no facebook