Em um minucioso estudo sobre o Município de Felipe Guerra/RN, verifica-se, que nosso município tem como primeiro fundador o Tenente Manoel João de Oliveira, sendo ele filho do Capitão Manoel da Costa Travassos e de D"leandra Martins de Macedo, natural de Assú/RN.
Manoel João De Oliveira edificou uma casa “nas datas’ do Boqueirão, por volta de 1769, mais precisamente no Sitio Canto do Junco, onde todos chamam de Brejo. O mesmo era casado com Antônia Maria de Jesus e tiveram numerosa família. Uns de seus filhos destacam o tenente Coronel Antonio Francisco de Oliveira, que nasceu no Sitio Canto do Junco ou (Brejo do Apodi). No dia 10 de dezembro de 1784, Antonio Francisco, teve três casamentos, entre um deles com Quitéria Gurgel do Amaral, irmã do Coronel Tibúrcio Valeriano Gurgel Do Amaral.
Para manter a tradição Familiar, Tibúrcio Gurgel casou com sua Sobrinha: Caetana Jesumira Gurgel Dde Oliveira, dendo ela filha de Antonio Francisco e Quiteria Gurgel do Amaral. Já Tibúrcio Gurgel, E Caetana Jesumira, tiveram os seguinte filhos: Maria Jesumira Gurgel De Oliveira, Antonio Gurgel do Amaral, Quitéria Gurgel do Amaral, Tilon Gurgel do Amaral, Clotildes Gurgel do Amaral, Philomena Gurgel do Amaral, Maria Gurgel do Amaral, Caetana Gurgel do Amaral, Alcides Gurgel do Amaral, Tibúrcio Gurgel Filho e Fausto Gurgel Do Amaral.
Por Geraldo Fernandes - Pesquisador, escritor e membro da AAPOL(Academia Apodiense de Letras)
Fonte: Rede News 360