terça-feira, 16 de maio de 2017

Ubiracy Pascoal

FRANCISCO UBIRACY FEITOZA PASCOAL, natural de Felipe Guerra/RN, nasceu no dia 19 de outubro de 1967, filho de Antonio Pascoal Filho(Tonhô Pascoal) e da professora Abigail Feitoza Pascoal. Criado no Sitio Rosário, zona rural de Felipe Guerra, Ubiracy sempre foi muito ligado ao campo, onde trabalhava na agricultura, na plantação de legumes, como criador de caprinos, ovinos e suínos, sempre fez de tudo um pouco, da padaria ao forno de cal.

É casado com a funcionária pública Maria Lúcia Souza Pascoal, com quem teve dois de seus três filhos: Dr Edpo Kadu Souza Pascoal(medico com especialização em psiquiatria) e Lycia Abigail Souza Pascoal(academica de medicina na Facene Mossoro) e pai tambem de Rômulo Rafael Bezerra Pascoal(formado em enfermagem com especialização em centro cirurgico).

Iniciou o ensino  fundamental na Escola Isolada do Rosário, e concluiu na Escola  Municipal José do Patrocínio Barra, na cidade de Felipe Guerra/RN. Concluiu o ensino médio através do Curso Supletivo da Educação de Jovens e Adultos. Em 2017, iniciou o curso de Gestão Pública na Universidade Paulista - UNIP Apodi. 
                     
Trabalhou como técnico em laboratório no Hospital  Regional Helio Morais Marinho(antiga Fundação Walfredo Gurgel)  na cidade de Apodi/RN, entre 1990 a 1996. Trabalhou no laboratório do Hospital Municipal Dr. Eilson Gurgel, da Prefeitura de Felipe Guerra de 1995 a 1998.

Seu pai Tonhô Pascoal foi vereador por três mandatos, sendo um dos parlamentares presentes na instalação do município de Felipe Guerra no ano de 1963, e sua mãe  que era uma professora  comunista,  fez com que desperta-se em si o desejo de  entrar na política felipense.

Na política Ubiracy sempre tentou enveredar pela esquerda, mas o PSDB acabou sendo o seu primeiro partido político, tendo depois seguido para o PFL e atualmente está filiado no PR. Mesmo assim, considera-se como uma pessoa de centro-esquerda, sem expressar o radicalismo, sempre procurando o tom de conciliador.                  
                     
Logo após as lutas estudantis e sindicais das quais estava envolvido, candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador de Felipe Guerra na eleição municipal de 1996, sendo eleito pelo PSDB(Partido da Social Democracia Brasileira) com 321 votos, como o segundo mais votado daquele pleito. Em 2000, foi reeleito pelo PFL(Partido da Frente Liberal) obtendo 341 votos.

Na eleição municipal de 2004, foi reeleito para seu terceiro mandato com 420 votos, desta vez pelo PR(Partido da República). Por esse mesmo partido foi reeleito nas eleições de 2008(com 480 votos), 2012(com 421 votos) e 2016(com 415 votos). É o único vereador de Felipe Guerra que possui 06(seis) mandatos  consecutivos, estando atualmente cumprindo o seu mandato para a legislatura 2017/2020. É o parlamentar que possui o maior número de indicações, requerimentos, audiências públicas e leis de sua autoria.

É filiado ao Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar de Felipe Guerra  - SINTRAF FG desde o ano de 2012, e atua como coordenador administrativo e coordenador Regional da UVERN(União dos Vereadores do Rio Grande do Norte).

No ano de 2018, lançou  sua candidatura ao cargo de deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo PR, tendo obtido 2.018 votos.  Hoje é presidente do PL felipense. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN 


OBS: Essa publicação poderá ser reproduzida em outros espaços, somente se conter o endereço do link dessa postagem, indicando o autor e a fonte: http://fatosdefelipeguerra.blogspot.com/2017/05/ubiracy-pascoal-vereador.html?m=1

segunda-feira, 1 de maio de 2017

A renúncia do prefeito Eilson Gurgel

Por Geraldo Fernandes*

Dr. Eilson Gurgel, Primeiro Prefeito Constitucional de Felipe Guerra

No dia 30 de junho de 1969,  às 8 horas,  Dr Eilson Gurgel do Amaral, renunciava ao cargo de prefeito municipal na cidade de Felipe Guerra. A renúncia ocorreu na Câmara Municipal de Felipe Guerra através de uma sessão extraordinária, presidida pelo o vice-prefeito José Barra Neto. Estavam presentes na sessão os seguinte vereadores: Francisco Chagas da Silva, Francisco Ferreira do Rosário, José Celestino de Góis , Alberto Medeiros de Ataíde, Domilson Crisostomo da Silva, Pacifico Pinto Barra e Antônio Pascoal Filho, logo após a renúncia, os trabalhos legislativos passaram a ser presididos pelo o 1° vice presidente, o vereador Francisco Chagas da Silva, que de imediato deu posse ao novo prefeito,  o senhor José Barra Neto. 

Na oportunidade fez juramento perante os presentes, em nome do prefeito recém-empossado, o senhor Raimundo Pinto Barra usou da palavra para agradecer a confiança depositada ao senhor José Barra Neto, em seguida falou Dr. Eilson Gurgel, que bastante emocionado fez um breve balanço da sua administração, como também agradeceu aos vereadores e o povo em geral, desejou votos de uma boa administração e progresso para o município.

Fonte: Câmara Municipal de Felipe Guerra, ata do dia 30 de junho de 1969. 

GERALDO FERNANDES é Pesquisador,  poeta e membro da Academia Apodiense de Letras.

Pesquisar

Curta nossa página no facebook