*Por Geraldo Fernandes
Igreja de Cristo do Sítio "Santana", em Felipe Guerra/RN. Foto: Edvaldo Barbosa
A Igreja de Cristo no Brasil conhecida também somente como Igreja de Cristo teve início no Nordeste, na cidade de Mossoró (Rio Grande do Norte). Organizada em 13 de dezembro de 1932 por membros oriundos da Assembleia de Deus naquela mesma localidade, os quais entregaram suas credenciais de ministros àquela Igreja, por discordarem de determinados pontos doutrinários.
A denominação surge de uma divergência entre os dois missionários da Assembléia de Deus no Nordeste (Samuel Nysrtron e Gunnar Vingren) com respeito a salvação pela graça por meio da fé, sem a necessidade de méritos próprios (ou seja: sobre se é necessário fazer algo a mais do que acreditar em Jesus Cristo para ser salvo), e a segurança eterna do crente genuíno. A divergência foi evidenciada em algumas publicações, a qual se tornou tema de convenções.
Com essas publicações contraditórias um grupo de religiosos elegeu o Pr. Manoel Higino de Souza, para fazer uma carta ao missionário Nils Kastberg, pedindo para marcar uma convenção onde ele achasse melhor, a fim de que estudassem esses pontos doutrinários.
Enviaram, então, uma carta solicitando a convenção. Em 20 de maio um grupo de dissidentes passou a se reunir em Mossoró para estudos bíblicos, oração e outras práticas, esperando uma resposta divina. Somente em 13 de dezembro de 1932 receberam uma carta, assinada pelo missionário Nils Kastberg, negando a realização da convenção. Na carta o sacerdote dizia “estar de acordo com os ensinos da salvação condicional, e quem estivesse aborrecido que saíssem para onde quisessem...” .
Diante do impasse, diversos pastores, presbíteros e evangelistas resolveram entregar suas credenciais de ministros e fundaram, no mesmo dia, a nova instituição. Inicialmente a denominação surge com o nome de Assembléia de Cristo e em 1934 passou ao nome definitivo de Igreja de Cristo. Para que os membros não confundissem Igreja e Templo os líderes da igreja decidiram usar o nome de Casa de Oração da Igreja de Cristo na frente dos templos.
Os Líderes iniciais
Pastores:
- Manoel Higino de Souza
- João Vicente de Queiroz
- Gumercindo Medeiros
- Eustáquio Lopes da Silva
Presbíteros:
- Cândido Barreto
- Tomaz Benvindo
Evangelistas:
- João Morais
- Domingos Barreto
- Francisco Alves
A Igreja de Cristo
Fundação da Igreja de Cristo no Sitio Santana
Depois da divisão da Assembleia de Deus em Mossoró, os Lideres Manoel Higino de Souza - João Vicente de Queiroz- Gumercindo Medeiros- Eustáquio Lopes da Silva , vieram várias vezes no Sitio Santana, afim de construir um templo evangélico na dita comunidade, acontece que somente no final de 1939 é que os lideres da Igreja de Cristo , finalmente encontrou no Sítio Santana a resposta positiva para que foce construída o templo evangélico.
Como todos sabe a igreja de Cristo da Comunidade de Santana é a quarta Igreja de Cristo mais velha do Brasil, teve ela seu inicio de construção em 1940, pelo construtor Antonio Caboclo, mas somente no dia 28 de agosto de 1946 é que se realizava o primeiro culto evangélico no novo templo. Os fundadores dessa igreja na nossa comunidade foram: (João Cassimiro "Juá",) Aristides Barbosa, Thiago Valentim, Manoel de Líbano, Abel Gomes Duarte, Manoel Valentim Sobrinho. Acontece que a enchente do ano de 1961, mais precisamente no dia 12 de abril daquele ano, por volta das 12 horas do dia, a Igreja de Cristo não suportou a cheia e caiu.
O RECOMEÇO
Quando as águas baixaram, os crentes e os moradores da comunidade aproveitaram as telhas, as carnaúbas e os tijolos e construíram um novo templo, onde de pronto o proprietário Mundinho de Paulo, fez doação do terreno, e no dia 28 de janeiro de 1961 o novo templo já estava de pé para ser reinaugurado e o pregador foi o pastor Pedro Queiros.
*Geraldo Fernandes é Pesquisador e Historiador felipense.