domingo, 20 de outubro de 2019

Zezito Barra


JOSÉ PINTO BARRA nasceu no dia 08 de janeiro de 1942, no Sítio Brejo, hoje município de Felipe Guerra/RN, filho do casal José Barra Neto e Maria Zenóbia Pinto Barra(Dona Lili Pinto). Seu pai foi vereador na cidade de Apodi, depois vice-prefeito, presidente da Câmara e prefeito da cidade de Felipe Guerra. Já sua mãe foi professora do Brejo por vários anos. 

São seus irmãos: Raimundo Pinto Barra; Pedro Pinto Barra(Pedroca), in memoriam; Miguel Pinto Barra; Paulo Pinto Barra; Francisca Pinto Barra(Chaguinha), in memoriam; Maria Pinto Barra(Iolanda); Genoveva Pinto Barra(Veva); Pacífico Pinto Barra; Francisco de Assis Pinto Barra(Didi) e Maria das Graças Pinto Barra.

Zezito Barra, como é mais conhecido, é neto paterno de Pedro José Santana Barra e Teonila de Sousa Nogueira Barra, e neto materno do Capitão Miguel Ferreira Pinto(ex-vereador na cidade de Apodi) e D. Izabel Zenóbia de Oliveira Pinto. É bisneto do Coronel Antônio Ferreira Pinto, ex-deputado estadual do Rio Grande do Norte no período imperial; e também bisneto do Capitão Sebastião Celino de Oliveira Pinto(ex-deputado provincial do RN).

Desde cedo começou a trabalhar na agricultura ajudando seus pais. Iniciou seus estudos aos 10 anos de idade, na localidade do Brejo, com as professoras Francisca Alves da Silva, Maria Bernadete Pinto, Dona Esterzinha Bezerra. Cursou até o quarto do ano do ensino primário. 

Em 1958 passou a trabalhar no antigo Posto Florestal de Felipe Guerra(depois IBAMA), função que exerceu até o final da década de 80, quando aposentou-se. 

Em 31 de maio de 1972, casou-se com a professora Maria do Socorro Silveira Barra(filha de Pedro Victor da Silveira e Maria Francisca da Conceição). Dessa união, nasceram 02 filhos: Jânio Nilson da Silveira Barra, nascido em 08 junho de 1973, e Sônia Maria da Silveira Barra, nascida em 12 de março de 1977.  Sua esposa atuou por longos anos como professora do município, e veio a falecer no dia 20 de março de 2010. 

Membro de uma família tradicionalmente política,  Zezito Barra já participou(e continua a colaborar)  ativamente de diversas campanhas políticas na cidade de Felipe Guerra, tanto nas esferas municipal e estadual, muito embora nunca tenha disputado um mandato eletivo. Mas seus irmãos  Paulo Pinto Barra e Pacífico Pinto Barra ocuparam diversos cargos públicos: o primeiro foi vice-prefeito e depois prefeito de Felipe Guerra; o segundo ocupou uma cadeira no poder legislativo felipense nos anos 70.

Hoje seu filho, o ex-vice-prefeito e atual vereador Janio Barra é o responsável por dar seguimento a trajetória política de sucesso da família Barra de Felipe Guerra.

Zezito integrou os diretórios dos partidos ARENA, PDS, PFL e hoje é delegado do PP(Progressista), em Felipe Guerra. 

Zezito já foi comerciante no ramo de bebidas por mais de 20 anos até fins de 2017. Hoje gosta de passar o seu tempo conversando e narrando fatos históricos com seus familiares e amigos no  Sítio Brejo, além disso tem uma grande paixão pela leitura.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN

domingo, 13 de outubro de 2019

Felipe Guerra


FELIPE NERY DE BRITO GUERRA nasceu no dia 26 de maio de 1867, na fazenda "Aleluia", no município de Augusto Severo(hoje Campo Grande/RN), filho do Conselheiro Luiz Gonzaga de Brito Guerra("Barão do Açu") e de Josefina Augustina da Nóbrega. Era neto paterno de Simão Gomes de Brito e Maria Madalena de Medeiros.  Era neto materno do Capitão José Ferreira da Nóbrega e de D. Francisca Luzia do Sacramento Nóbrega. 

De 1874 a 1884, residiu em Ouro Preto, onde estudou as primeiras letras e concluiu os estudos de "preparatórios". Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife(1890). Foi Promotor de Apodi no mesmo ano. Foi Deputado ao 1º Congresso Estadual Constituinte(1891), Juiz de Macau nomeado pelo vice-presidente, cuja nomeação foi tornada em efeito. Em 1901, foi Secretário da "Junta Governativa", em Natal. 

Deputado ao Congresso Estadual pela 2º vez em 1892 e novamente Juiz em Macau, removido à pedido para a Comarca de Caicó. Juiz de Direito em Mossoró(1909). Foi nomeado Desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Estado a 16.05.1918. Foi Procurador Geral do Estado em 1922 e posto em disponibilidade à pedido em 1926, aposentando-se no cargo de Desembargador em 1931. 

Em 1931, foi nomeado Diretor Geral do Departamento Estadual de Educação, cargo que exerceu gratuitamente durante meses. Durante sua disponibilidade de Juiz de Direito, residiu no Sítio Brejo, onde se fez agricultor, criador e mestre-escola. 

Quando esteve em Mossoró, em 1909 foi professor do antigo Colégio Diocesano Santa Luzia. 

Foi sócio e presidente da Liga de Ensino de Natal e membro do Conselho do Ensino; sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte(IHGRN); membro do Conselho Penitenciário. 

Felipe Guerra, o "Sociólogo das Secas" - foi ainda fundador e presidente, em 1915, da "Sociedade de Defesa do Nordeste" e de co-autoria com o seu irmão Teólifo Olegário de Brito Guerra escreveu o livro "Sêcas Contra a Seca", além de outros trabalhos. 

Felipe Guerra casou-se em 23 de agosto de 1891,  em Caraúbas/RN, com D. MARIA JESUMIRA GURGEL(nascida a 12 de outubro de 1869, filha do capitão Tibúrcio Valeriano Gurgel do Amaral e de D. Caetana Jesumira de Oliveira). Felipe e Maria foram pais dos seguintes filhos: 

1 - Lutgardes de Brito Guerra, foi casada com Hermogenes Batista de Araújo;
2 - Josefina de Brito Guerra, foi casada com Antônio Soares Júnior(Dr. Soares); 
3 - Antídio de Brito Guerra, foi casado com Alice Gurgel Guerra; 
4 - Caio de Brito Guerra; 
5 - Dr. Otto de Brito Guerra, foi casado com Catarina Selda Castro; 
6 - Bertilde Guerra Cunha Lima, foi casada com o engenheiro Pedro da Cunha Lima;
7 - Maria de Brito Guerra(Marieta), faleceu criança;
8 - Caetana de Brito Guerra(Santa Guerra); 
9 - Domício de Brito Guerra, foi casado com Clinéa Barbalho Guerra; 
10 - Maria Gurgel(Marieta Guerra);
11 - Paulo de Brito Guerra, foi casado com Zora Ramos. 

Felipe Nery de Brito Guerra faleceu em Natal/RN, no dia 04 de maio de 1951. No ano de 1963, a localidade de "Pedra de Abelhas", desmembrou-se definitivamente do município de Apodi, por meio da lei estadual 2.926, sancionada pelo governador do Estado sr. Aluizio Alves, passando a denominação de "Felipe Guerra", em  reconhecimento aos seus serviços prestados a região e ao Estado. 

FONTE: *Dados extraídos do livro "Alferes Teófilo Olegário de Brito Guerra - O Memorialista Esquecido", de Raimundo Soares de Brito. Coleção Mossoroense. Volume CXXXII. 1980. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN

Pesquisar

Curta nossa página no facebook