JÂNIO NILSON DA SILVEIRA BARRA nasceu no dia 08 de junho de 1973, na Maternidade Almeida Castro, na cidade de Mossoró/RN, filho do comerciante José Pinto Barra(Zezito Barra) e da professora Maria do Socorro Silveira Barra(in memoriam). É irmão de Sônia Maria da Silveira Barra.
É neto paterno de José Barra Neto e Maria Zenóbia Pinto Barra, e neto materno de Pedro Victor da Silveira e Maria Francisca da Conceição.
Morou durante 2 anos no Campo Florestal, no município de Felipe Guerra/RN, mas passou toda a sua infância e juventude no Sítio Brejo, também localizado neste município.
Desde cedo passou a ajudar seu pai em atividades comerciais. Iniciou os estudos na Escola Municipal Paulo Carlos Barra, no Sítio Brejo, onde cursou o curso primário(1ª a 4ª série). Cursou o ensino fundamental, de 5ª a 8ª série na Escola Municipal José do Patrocínio Barra e concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio Francisco, ambas na zona urbana de Felipe Guerra.
Posteriormente, começou a cursar Contabilidade na Universidade Potiguar(UNP), na cidade de Mossoró/RN, porém devido a questões superiores, não chegou a conclui-lo.
É casado com Alana Danielle de Paiva e Silva Silveira e pai de uma filha: Anne Gracielly de Paiva Barra.
Jânio Barra é membro de uma família com tradição política na região, pois seu saudoso avô José Barra Neto foi vereador no município de Apodi, de 1951 a 1955, posteriormente com a definitiva emancipação política de "Pedra de Abelhas", elegeu-se vice-prefeito do município de Felipe Guerra e ao mesmo tempo assumiu a presidência da Câmara Municipal. Em junho de 1969, Zé Barra assumiu o cargo de prefeito, em virtude da renúncia do titular Eilson Gurgel, permanecendo no cargo até janeiro de 1970.
Além disso, Jânio é sobrinho de Paulo Pinto Barra, que foi vice-prefeito de Felipe Guerra, de 1973 a 1975, e posteriormente prefeito deste município no período de 1975 a 1977; e também de Pacífico Pinto Barra, ex-vereador desta mesma cidade.
Jânio Barra participa ativamente da vida política de Felipe Guerra desde o ano de 1996, quando passou a atuar como cabo eleitoral de seu primo Antônio Evilásio da Silveira Barra, que se elegeu vereador naquela disputa. Em 2000, voltou a colaborar na candidatura do vereador Evilásio, porém o mesmo não conseguiu renovar seu mandato.
Em 2004, Jânio Barra entrou oficialmente para a vida pública, quando se elegeu vice-prefeito de Felipe Guerra, pelo PSB(Partido Socialista Brasileiro), na chapa encabeçada pelo então candidato a prefeito pelo PMDB, Braz Costa Neto.
Jânio tomou posse em 01º de janeiro de 2005 e cumpriu integralmente seu mandato constitucional de vice-prefeito até 31 de dezembro de 2008. No pleito seguinte, não participou de nenhuma disputa eleitoral.
Somente em 2012, retornou à cena política do município elegendo-se vereador pelo Partido Progressista(PP), com 466 votos, ocupando o primeiro lugar para a Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN. Assumiu uma cadeira no legislativo felipense em 01º de janeiro de 2013.
Reelegeu-se no pleito de 02 de outubro de 2016, pelo PP, com 405 sufrágios, para o quadriênio 2017-2020. É vice-presidente da Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN durante o biênio 2019-2020.
Jânio já foi filiado ao PFL - Partido da Frente Liberal(atual DEM), foi presidente e vice-presidente do PSB felipense e atualmente é o Presidente Municipal do PP de Felipe Guerra/RN.
Jânio já foi filiado ao PFL - Partido da Frente Liberal(atual DEM), foi presidente e vice-presidente do PSB felipense e atualmente é o Presidente Municipal do PP de Felipe Guerra/RN.
Hoje reside no Bairro Cidade Alta, na Rua Vereador Domilson Crisóstomo, nº 127. Além disso, Jânio é servidor público de Felipe Guerra e desempenha o cargo de agente administrativo desde abril de 2009.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra - Portal Fatos do RN