Ex-prefeito Titico de Adelino.
Na noite de 29 de agosto de 1984, uma quarta-feira, falecia na cidade de Mossoró/RN, o ex-prefeito de Felipe Guerra, o senhor Titico de Adelino. Ele partiu aos 55 anos de idade, vitimado por uma cirrose hepática. O seu sepultamento ocorreu no dia 30 de agosto, com a presença de várias autoridades da cidade e região.
FRANCISCO CHAGAS DA SILVA, conhecido por todos como Titico de Adelino, nascido em 17 de abril de 1928, na localidade de Mato Verde, hoje município de Felipe Guerra/RN, era filho do casal Adelino Vitor de Oliveira e de Dona Maria Auxiliadora da Silva. Durante sua trajetória de vida trabalhou como agricultor e depois comerciante na Cidade Baixa, além disso destacou-se como político, liderando o município por muitos anos.
Na década de 50 casou-se com Maria do Carmo Costa e Silva(Dona Docarmo), e dessa união tiveram 07 filhos: 1 - Francisco de Assis Costa; 2 - Maria do Socorro Costa Alves; 3 - Hugo Costa da Silva; 4 - José Ailton Costa e Silva; 5 - Regina Coeli Costa e Silva; 6 - Reijane Costa e Silva Lima e 7 - Vera Lucia Costa Silva Lima.
TRAJETÓRIA POLÍTICA:
No ano de 1962 participou de sua primeira disputa eleitoral, quando concorreu ao cargo de vereador na cidade de Apodi, na época o Distrito de "Pedra de Abelhas"(atual Felipe Guerra), ainda pertencia aquele município. Saindo candidato pela UDN(União Democrática Nacional), obteve 97 votos, ficando com a suplência.
Mas, no ano de 1965 disputou novamente o mandato de vereador, desta vez na cidade de Felipe Guerra/RN, elegendo-se no pleito de 24 de janeiro, pelo PSP(Partido Social Progressista), conquistando 101 votos, sendo inclusive o mais bem votado daquele pleito. Tomou posse no dia 31 de janeiro daquele mesmo ano, e logo foi escolhido por seus pares para assumir o cargo de 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra.
Em 15 novembro de 1968 renovou seu mandato no legislativo, pela ARENA - Aliança Renovadora Nacional, com 133 votos, obtendo o primeiro lugar. Empossado em 31 de janeiro de 1969, foi eleito pelos demais vereadores para ocupar mais uma vez o cargo de primeiro-vice-presidente e assumiu a presidência da Câmara Municipal em junho daquele ano.
No pleito de 30 de novembro de 1969 saiu como candidato único e venceu a eleição para prefeito municipal, com 699 votos, tendo como companheiro de chapa, o senhor José Batista de Souza(Dedé Padeiro), administrando o município no período de 31 de janeiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973.
Voltou a disputar o executivo felipense nas eleições de 15 de novembro de 1976, elegendo-se com 729 votos, e governou o município de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983.
No pleito de 1982, mostrou mais uma vez sua liderança e elegeu seu vice-prefeito Raimundo Pascoal da Costa como sucessor na Prefeitura de Felipe Guerra. Titico de Adelino continuou atuando na política até os seus últimos dias. Seu filho Hugo Costa também seguiu na política do município e elegeu-se prefeito de Felipe Guerra por três vezes: 1988, 1996 e 2000.
Casamento de Maria do Carmo Costa e Silva(Docarmo) e Francisco Chagas da Silva(Titico de Adelino), final da década de 50.
Da esquerda para a direita: Vice-prefeito José Barra Neto, prefeito Dr. Eilson Gurgel, vereadores Francisco Chagas da Silva(Titico de Adelino) e Cássio Gurgel de Brito. Foto em 1967. Acervo de Zezito Barra.
Titico de Adelino(ao centro), com seus amigos Hélio Morais Marinho(ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito da cidade de Apodi); e José Batista de Souza(Dedé Padeiro), que foi secretário da Prefeitura de Felipe Guerra e vice-prefeito durante sua primeira administração. Foto por volta da década de 70.
Prefeito Francisco Chagas da Silva(Titico de Adelino), o vereador Antônio Pascoal Filho(Tonhô Pascoal), e demais autoridades, durante solenidade de inauguração do Grupo Escolar do Sítio Rosário, Felipe Guerra, em 03 de julho de 1980.
Solenidade de Inauguração da Escola Estadual Antônio Francisco, em Felipe Guerra/RN, no ano de 1981. Ao microfone o então prefeito Francisco Chagas da Silva(Titico de Adelino) e ao seu lado o Governador do Estado, Lavoisier Maia Sobrinho.
Prefeito Titico de Adelino com o governador Lavoisier Maia, e a vereadora Maria Benedita do Rosário(Bibia). Ato de inauguração da Escola Antônio Francisco, em 1981.
Trecho do Jornal "Diário de Natal", sobre o falecimento do ex-prefeito Titico de Adelino, em 1984.
Busto em sua homenagem na "Praça Francisco Chagas da Silva". Foto: Francisco Veríssimo, setembro de 2019.
Fontes de pesquisa: "Felipe Guerra News"
Cartório Eleitoral de Apodi/RN
Cópias de Atas da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN.
Postado por *Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN.