domingo, 31 de março de 2019

Francisco Silvestre de Abreu

FRANCISCO SILVESTRE DE ABREU nasceu no dia 20 de agosto de 1935,  no Sítio São Lourenço, localizado entre os municípios de Felipe Guerra e Apodi,  era filho de Manuel Francisco e  Maria Tadar(Maria Caetana). 

Devido as dificuldades da época, não teve muitas oportunidades para estudar, mas chegou a cursar o terceiro ano do ensino primário, na localidade de São Lourenço

Teve uma infância pobre, trabalhou na agricultura e na extração de cera de carnaúba.  Fazia gil como ninguém.

Mas foi durante a adolescência que teve o grande auge de sua carreira de jogador. Passou pela seleção da Pinboba e São Lourenço. Foi centravante da Seleção de Pindoba e Apodi, nos anos 50 e 60.  Quem o viu joga dizia que era um mestre, um verdadeiro crack do futebol.

Foi casado com Maria Dadores de Abreu(natural de São Lourenço, município de Apodi, era filha de João Francisco de Abreu e Adelaide Maria da Conceição), com quem  10 teve filhos, porém um morreu muito cedo com apenas 09 dias de nascido,  e outro filho veio a falecer no ano de 2009. Os demais filhos do casal são: António Francisco de Abreu, João Francisco de Abreu, Maria Caetana de Abreu, Raimundo Francisco de Abreu, Maria de Lurdes de Abreu, José Francisco de Abreu, Francisco José de Abreu e Alexandre Carlos de Abreu.

Sua esposa veio a falecer no dia 04 de julho de 1991.

Francisco Silvestre faleceu no dia 04 de agosto de 1998,  em virtude de uma infeção generalizada, e foi sepultado no Cemitério Público da cidade de Felipe Guerra/RN.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra - Portal Fatos do RN

domingo, 17 de março de 2019

Gleicigene Bezerra


GLEICIGENE BEZERRA DE BRITO nasceu no dia 22 de janeiro de 1976, no município de Apodi/RN, filho de Francisco Assis Brito e Maria Vera Bezerra de Brito. 

É neto materno de Francisco Euclides Bezerra e Celestina Barboza de Melo, e neto paterno de Ageu Brito Guerra e Francisca Bezerra de Morais. 

Tem como irmãos Gleici Bezerra de Brito, Wilson dos Santos, Edilson dos Santos e Leocádia Bezerra de Brito. 

Passou sua infância na comunidade rural de Santana, localizada entre os municípios de Felipe Guerra e Caraúbas. Foi criado por seus avós maternos, uma vez que seus pais se separaram quando ainda tinha apenas dois anos de idade. Devido as dificuldades, desde cedo começou a trabalhar na roça durante o inverno e no corte de palha no verão para ajudar em casa. O dia a dia era divido entre a escola e o trabalho na roça para ajudar os avós. 

Estudou até a quarta série na  Escola Isolada de Santana,  em seguida fez o ensino fundamental  na Escola Municipal Professor Francisco de Acací Viana, na comunidade rural de Mariana, no município de Caraúbas/RN. Fazia o seu percurso todos os dias de bicicleta.  Enfrentou muitos obstáculos durante o inverno. 

Posteriormente, foi morar na Casa dos Estudantes de Mossoró/RN, e cursou o ensino médio na Escola Estadual Jerônimo Rosado. Mas, as  dificuldades continuaram naquela cidade. 

Conseguiu seu primeiro trabalho na antiga rede de supermercados "Pague Menos", onde trabalhou por dois anos. Depois trabalhou na APAE como oficeboy. 

Foi aprovado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), e entrou para o Curso Técnico em Mecânica. Depois foi morar na cidade de São Paulo e passou a trabalhar na metalúrgica MTE Thompson.

Retornou a Casa dos Estudantes quando foi aprovado no curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), um sonho que  conseguiu realizar.  Antes de entrar no curso de História cursava Pedagogia também na UERN

Nessa mesma época, trabalhou por doze anos em empresas terceirizadas pela Petrobrás na Base 34, em Mossoró. Trabalhou como Assessor de Comunicação da Prefeitura de Felipe Guerra/RN, na gestão do prefeito Haroldo Ferreira. 

É casado com Alene Niedja da Silva e tem uma filha chamada Laura Nayara da Silva Bezerra

Atualmente, Gleicigene Bezerra é professor de História da cidade de Felipe Guerra.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra - Portal Fatos do RN

Pesquisar

Curta nossa página no facebook