domingo, 5 de janeiro de 2020

Zico


ANTONIO DE SOUZA E SILVA mais conhecido por Zico, nasceu no dia 23 de julho de 1979, no Sítio Tabuleiro, zona rural do município de Felipe Guerra/RN, filho do casal Fernando Ferreira da Silva e Aurecina Leite de Souza e Silva. É neto materno de Saturnino Leite de Souza e Izabel Maria da Conceição. Neto paterno de Santídio Ferreira da Silva e Antônia Maria dos Anjos. 

Zico passou toda sua infância no Sítio Tabuleiro, e  estudou até a 2ª série na Escola Municipal Tibúrcio Valeriano, no Sítio Boqueirão. Depois passou a estudar na cidade e a partir dai surgiram algumas dificuldades, já que ia a pé do sítio até a zona urbana num percurso de 03(três) quilômetros. Mesmo assim, continuou sua vida escolar e concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal José do Patrocínio Barra, em 1998. Em 2002, concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio Francisco. 

No ano de 1997 além de estudar, começou a trabalhar no corte de palha de carnaúba, na construção da barragem do mirador, na Ponte do Boqueirao, entre outros serviços existentes na época. De 2001 a 2002, trabalhou na Fazenda Primazia domesticando animais para exposição. 

Em seguida começou a participar de cursos com SEBRAR, EMATER, EMPARN. Com isso despertou em si a importância de ser sindicalista e no dia 27 de janeiro de 2003, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Felipe Guerra - STTR.

Ainda em 2003 assumiu o cargo de presidente da Associação do Sítio Boqueirão, e no ano seguinte foi convidado para assumir a comissão de juventude do Sindicato. Em 2006 tomou posse no cargo de vice-presidente do STTR, e nesse mesmo período trabalhou com um programa do SEBRAE em parceria com a Fundação Banco do Brasil - o ADR(Agente de Desenvolvimento Rural), durante 04 meses. 

No final do ano assumiu a EMATER de Felipe Guerra juntamente com Luiz Cordeiro, e com o falecimento de Luiz, Zico permaneceu na instituição até o ano de 2008. 

Depois foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores para o mandato 2010/2014. Em 2010 sua família comprou uma terra através do programa crédito fundiário, e com isso fundaram a "Associação Filhos de Fernando", tendo o próprio Zico como primeiro presidente desta entidade. 

Em 2011 foi trabalhar em um novo programa da Fundação Banco do Brasil, desta vez em parceria com a COOPAGRO - Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio, em um período de 03 meses, que teve continuidade em 2012, durante 04 meses.  Foi reeleito para mais um mandato como presidente do STTR de Felipe Guerra para o período 2015/2018. Atualmente é tesoureiro do Sindicato no mandato 2018/2022. 

Em 2016 foi aprovado no Processo Seletivo do IFRN  - Campus Apodi para o curso de Técnico em Agropecuária, concluindo no final de 2018. 

Hoje Zico continua residindo no Sítio Tabuleiro, e é pai de uma filha: Anny Beatriz Silva.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Girlene Ferreira


JOSEFA GIRLENE FERREIRA DE MORAIS nasceu em 03 de janeiro de 1965, no município de Belém do Brejo do Cruz/PB, filha do casal Sebastião Ferreira da Silva e Francisca Pereira da Silva. Seu pai foi prefeito  de Belém do Brejo do Cruz e sua também ocupou o cargo de vereadora naquela mesma cidade. 

Aos oito anos de idade foi morar na cidade de Mossoró/RN, e iniciou seus estudos no Colégio Sagrado Coração de Maria, onde cursou até a  sexta série. Em seguida passou a frequentar a Escola Estadual Professor Elizeu Viana, concluindo assim o ensino fundamental. Fez o segundo grau no Colégio Diocesano. 

Posteriormente foi estudar  em Fortaleza/CE, onde permaneceu durante um ano no Colégio Farias Brito. Formou-se em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Durante esse período envolveu-se no movimento estudantil e exerceu o cargo de presidente  do Centro Acadêmico por duas vezes, e foi vice-presidente do Diretório Estudantil, representando a sua faculdade em diversos estados do Brasil. 

Em 22 de setembro de 1994 casou-se com o felipense Haroldo Ferreira de Morais, e dessa união tiveram dois filhos: Maria Luiza Ferreira de Morais e Haroldo Ferreira de Morais Segundo, ambos acadêmicos de Medicina.

Foi aprovada no Concurso do Estado do Rio Grande do Norte para o cargo de Nutricionista, sendo também aprovada para o mesmo cargo nos municípios de Mossoró e Areia Branca.

Com uma atuação merecedora de mérito como servidora estadual, Girlene já trabalhou como nutricionista em diversas instituições do Estado: Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos(em Assú), no Hospital Municipal de Areia Branca, Hospital Dr. Aguinaldo Pereira(em Caraúbas), e também no município de Governador Dix-Sept Rosado. Em Mossoró atuou no Hospital Regional Tarcísio Maia, Casa de Saúde São Camilo de Lellis e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado. Foi professora da Faculdade de Enfermagem de Mossoró - FACENE

Além disso trabalhou em empresas privadas do Estado da Bahia e no município de Mossoró, no RN. . 

Girlene possui Pós-Graduação em Nutrição Clínica, em  Nutrição Enteral e Parenteral,  Nutrição e Atividade Física, Nutrição em Saúde do Trabalhador e Nutrição em Saúde Pública. É Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar -  UNP(2019). Atualmente cursa pós-graduação pelo Ministério da Saúde em Direito Sanitário e Judicialização em Saúde

É Primeira-Dama e Secretária Municipal de Saúde da cidade de Felipe Guerra/RN desde o ano de 2013. Foi secretária interina da Assistência Social durante um ano e instituiu diversos programas como sopa solidária, zumba na praça, hidrovida para terceira idade, entre outros.

No ano de 2014 foi agraciada com o titulo de cidadã felipense em reconhecimento aos  relevantes serviços prestados ao município.

Em setembro de 2019 Girlene foi condecorada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como profissional destaque na área de Nutrição. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN

Pesquisar

Curta nossa página no facebook