Zico passou toda sua infância no Sítio Tabuleiro, e estudou até a 2ª série na Escola Municipal Tibúrcio Valeriano, no Sítio Boqueirão. Depois passou a estudar na cidade e a partir dai surgiram algumas dificuldades, já que ia a pé do sítio até a zona urbana num percurso de 03(três) quilômetros. Mesmo assim, continuou sua vida escolar e concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal José do Patrocínio Barra, em 1998. Em 2002, concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio Francisco.
No ano de 1997 além de estudar, começou a trabalhar no corte de palha de carnaúba, na construção da barragem do mirador, na Ponte do Boqueirao, entre outros serviços existentes na época. De 2001 a 2002, trabalhou na Fazenda Primazia domesticando animais para exposição.
Em seguida começou a participar de cursos com SEBRAR, EMATER, EMPARN. Com isso despertou em si a importância de ser sindicalista e no dia 27 de janeiro de 2003, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Felipe Guerra - STTR.
Ainda em 2003 assumiu o cargo de presidente da Associação do Sítio Boqueirão, e no ano seguinte foi convidado para assumir a comissão de juventude do Sindicato. Em 2006 tomou posse no cargo de vice-presidente do STTR, e nesse mesmo período trabalhou com um programa do SEBRAE em parceria com a Fundação Banco do Brasil - o ADR(Agente de Desenvolvimento Rural), durante 04 meses.
No final do ano assumiu a EMATER de Felipe Guerra juntamente com Luiz Cordeiro, e com o falecimento de Luiz, Zico permaneceu na instituição até o ano de 2008.
Depois foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores para o mandato 2010/2014. Em 2010 sua família comprou uma terra através do programa crédito fundiário, e com isso fundaram a "Associação Filhos de Fernando", tendo o próprio Zico como primeiro presidente desta entidade.
Em 2011 foi trabalhar em um novo programa da Fundação Banco do Brasil, desta vez em parceria com a COOPAGRO - Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio, em um período de 03 meses, que teve continuidade em 2012, durante 04 meses. Foi reeleito para mais um mandato como presidente do STTR de Felipe Guerra para o período 2015/2018. Atualmente é tesoureiro do Sindicato no mandato 2018/2022.
Em 2016 foi aprovado no Processo Seletivo do IFRN - Campus Apodi para o curso de Técnico em Agropecuária, concluindo no final de 2018.
Hoje Zico continua residindo no Sítio Tabuleiro, e é pai de uma filha: Anny Beatriz Silva.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN