RAIMUNDO GURGEL FILHO, era o filho primogênito do comerciante Raimundo Gurgel da Nóbrega(Mundinho Gurgel) e de Dona Naida Gurgel da Nóbrega. Era neto paterno de Tilon Gurgel do Amaral e Dona Josefa Dalila de Brito. Bisneto do Capitão Tibúrcio Valeriano Gurgel do Amaral.
Neto materno de Urcesino Gurgel do Amaral e Ester Gurgel do Amaral.
Raimundo nasceu em 27 de fevereiro de 1936 no antigo Distrito de Pedra de Abelhas(atual Felipe Guerra), na época no município de Apodi/RN. São seus irmãos: João Batista Gurgel, Antônio Carlos Gurgel(Toinho), Maria de Lourdes Gurgel, Francisco de Assis Gurgel(Assis), esses já falecidos; e irmão também de José Clauber Gurgel da Nóbrega(Zé Guerra) e Maria Rita Gurgel, esses residentes em Mossoró/RN.
Estudou o primário com a professora Silvia Gurgel sua tia, e cursou o ginasial/2º Grau no Colégio Marista de Fortaleza/CE.
Casou em primeiras núpcias em 08 de Dezembro de 1956 com Maria Jose Leite Gurgel, ele com 20 anos e ela com 16 anos. Desse união, nasceram três filhos: Franklin Delano Leite Gurgel, Maryanne Leite Gurgel e Eugenio Pacelli Leite Gurgel.
Sua segunda esposa, Maria de Jesus Silva teve também 3 filhos: Ana Claudia da Silva Gurgel, Ednaide Carolina da Silva Gurgel Dantas e Bruno Alexandre da Silva Gurgel.
Teve mais uma 3ª esposa com quem casou: Maria das Graças Batista Gurgel com quem também teve 3 filhos: Raimundo Gurgel Junior, Romulo Gurgel e Cassia Gurgel.
Profissionalmente, Raimundo foi um vendedor de automóveis. Trabalhou na Mendes e Cia, revenda Willys Overland do Brasil em Mossoró - RN, de 1957 ate 1962, indo em seguida para MOSSORÓ MOTOR LTDA. revenda Volkswagem, onde ficou até 1969 quando foi para Juazeiro da Bahia onde assumiu a Gerencia da revenda Ford naquela cidade (DIJAUTO LTDA – Distribuidora Juazeirense de Automóveis Ltda.).
Três anos depois foi para a AUTO PETROLINA LTDA – revenda Chevrolet do mesmo grupo das DIJAUTO na cidade de Petrolina – PE. Em meados de 1975/1976 voltou para Recife onde trabalhou na Mesbla S/A, revenda Chevrolet e no mesmo ano ia para João Pessoa- PB onde trabalhou na Empresa J.Lyra Braga durante aproximadamente 3 anos quando fundou sua própria empresa a GURGEL VEICULOS LTDA em João Pessoa, empresa onde comercializou veículos ate o encerramento de atividades em 1985.
Ele sempre foi um campeão de vendas. Foi agraciado com medalha de ouro de campeão de vendas pelas Willys Overland, reconhecimento de maior vendedor Norte Nordeste pela Volkswagem do Brasil, e diversas comendas da Chevrolet do Brasil S/A também como campeão de vendas. Com o encerramento de atividades de sua empresa que era uma das mais conhecidas e preferidas em João Pessoa – Encerramento que deu-se devido a golpe sofrido por um grupo empresarial que adquiriu mais de 150 veículos novos e não pagou - Mudou de ramo e foi para a comercialização de produtos agrícolas (Calcáreo), onde teve seu primeiro AVC.
Doente, foi morar em Mossoró RN onde ficou buscando justiça para recuperar seus bens das empresas inadimplentes. Desde então a causa está na justiça e até agora sem desfecho final, mesmo já tendo decisões onde foi determinado penhora de bens de um dos grupos compradores dos carros. Recuperado, aposentou-se e voltou a João Pessoa.
Foi trabalhar no Hospital PRONTO SOCORRO INFANTIL RODRIGUES DE AGUIAR, onde gerenciou o plano de Saúde RODRIGUES DE AGUIAR SAUDE. Posteriormente teve mais 2 AVC e o último o deixou sem condições de trabalho por sequelas que limitou sua mobilidade.
Raimundo Gurgel Filho morreu em 23/11/2009, com 73 anos de idade em sua residência em João Pessoa/PB, vítima de uma Broncopneumonia bilateral (sequela do AVC).
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra - Portal Fatos do RN