segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Duquinha


FRANCISCO ANTÔNIO DA SILVA mais conhecido por Duquinha, nasceu no dia 03 de outubro de 1966, na cidade de Fortaleza/CE, filho de Antônio Primeiro da Silva e Maria dos Santos da Silva. 

Por volta dos 03 anos de idade veio morar no Rio Grande do Norte e passou sua infância e adolescência  no Sítio Carrilho, no município de Apodi, e desde cedo começou a trabalhar ajudando  seus pais na agricultura.

Na década de 90, casou e nasceram seus dois filhos: Antônio Caio do Nascimento e  Antônio Luiz da Silva Neto. Nessa época foi atingido por uma enfermidade e ficou um período de cadeiras de rodas, mas mesmo assim não desistiu e seguiu em frente com seus objetivos.

Duquinha começou a estudar já depois de adulto,  e cursou a primeira e segunda série no Colégio Júlia Senhorinha, na comunidade de São Lourenço, entre os municípios de Felipe Guerra e Apodi,  cursando a primeira e a segunda série.

Posteriormente, passou a residir na cidade de Felipe Guerra/RN, onde continua até os dias de hoje. Através do curso supletivo concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal José do Patrocínio Barra, em Felipe Guerra. Depois, concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio Francisco. 

Já trabalhou no PDA Santa Cruz, projeto da Visão Mundial, em Apodi, atuando por  quase 16 anos, e exerceu as funções de diretor, presidente e tesoureiro. 

Duquinha destaca-se no município  de Felipe Guerra por seu engajamento nos movimentos sociais e da agricultura familiar. Em 2010, foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Felipe Guerra - SINTRAF. É presidente da referida instituição no período de 17 de dezembro de 2018 a 17 de dezembro de 2023. 

No ano de 2012, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, pelo Partido dos Trabalhadores - PT, logrando 118 votos.

Hoje é coordenador do núcleo da Rede Xique-Xique em Felipe Guerra.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN

Um comentário:

Pesquisar

Curta nossa página no facebook