Por Geraldo Fernandes
Brasão da Família "Ramalho"
A Família Ramalho é uma antiga e importante família, de origem portuguesa, estabelecida em São Paulo, para onde passou João Ramalho, de Viseu, Capitão Mor de São Paulo, 1562, filho de João Vieira Maldonado e de Catarina Afonso. Casado em Portugal, em 1510, com Catarina Fernandes, chegou à S. Vicente, antes de 1513. Fundador, em 1550, da povoação de Santo André da Borda do Campo. A nobreza paulista se entrelaça na descendência de João Ramalho, que teria vivido mais de 90 anos. João Ramalho foi descrito por escritores, cronistas e cartas de jesuítas. O soturno degredado fugitivo ou náufrago João Ramalho tinha, entre muitas concubinas, a índia Bartyra, portanto sem o controle de registro. Dizem os historiadores que algum membro dessa família veio para Pernambuco e depois para a Paraíba e Rio Grande do Norte.
A Família Ramalho na nossa região tem suas origens em José Ramalho do Espirito Santo pois o mesmo recebeu uma data de Sesmaria na Várzea do Apodi em 13 de agosto de 1783, essa dita data está encravado na antiga "DATA DE SOBRA DO RAMALHO”, como era conhecida a partir dai a família se espalhou para toda região especialmente no sitio Língua de Vaca e Pedra de Abelhas, e Caraúbas.
(FONTE: SESMARIAS DO RN - 4º Volume - Coleção Mossoroense/ FVR - Março de 2000
COMO A FAMÍLIA RAMALHO CHEGOU AO DISTRITO DE PEDRA DE ABELHA?
Nos fins do século XX, o jovem Valério Pedro ramalho, que era filho de Manoel Pedro Ramalho e Maria Procópio da Conceição nascido no Sitio Língua de Vaca, pois Valério Pedro veio para o Distrito de Pedra de Abelha , formando um matrimonio com Maria Marques de Sena , sendo ela filha de Sebastião de Sousa Barra e Capitolina Marques de Sousa. Acontece que a mulher de Valério Pedro ramalho, Dona Maria Marques de sSena faleceu no Sitio Boqueirão no dia 18-6-de 1915, deixando os seguinte filhos:
1°Sebastião José Ramalho
2° Tereza
3° Cândido José Ramalho
4° José batista ramalho
5° Maria Salomé ramalho
6° Isauro
7° Raimunda
8° Amélia
9° Sebastiana
10° Alzira
11°Luísa
Fonte: Registro de Óbitos de 1915 (fls ,68,69 v)
*Geraldo Fernandes é Historiador e pesquisador