ANTONIO PASCOAL FILHO, conhecido por Tonhô Pascoal, nasceu no dia 17 de dezembro de 1924, no Sítio Várzea, na época encravado no município de Apodi, e hoje no município de Felipe Guerra/RN, filho de Antonio Pascoal da Costa e de Cecília Marques de Souza. Ficou órfão do pai e passou como filho de maior idade, a ser o responsável pela casa juntamente com 14 irmãos, sendo 10 homens e 4 mulheres.
Trabalhava na agricultura familiar e no período do verão costumavam fazer o corte de palhas onde passavam 180 dias acampados com toda família em uma grande barraca no centro do carnaubal.
Estudou na Isolada do Sítio Rosário com a professora Abigail Feitoza, onde estudou até o 5º ano primário, já depois de adulto.
Em 22 de novembro de 1965, casou-se com a professora comunista Abigail Feitoza Pascoal que o incentivou a enveredar na política, sempre fiel ao grupo político do Dr Eilson Gurgel, lider do recém criado município de Felipe Guerra(antiga Pedra de Abelhas). Desse matrimônio tiveram 06 filhos: Francisco Ubirajara Feitoza Pascoal, Francisco Ubiracy Feitoza Pascoal, Francisco Uerbet Feitoza Pascoal, Francisco Feitoza Sobrinho, Júlia Cecília Feitoza Pascoal e Jacira Cristine Feitoza Pascoal, e e mais outros 10 que vieram estudar e foram criados como filhos por Dona Abigail e Seu Tonhô.
Quando sua esposa faleceu em 17 de outubro de 1977, foi um verdadeiro herói criando os filhos sozinho, todos com honra e responsabilidade.
Foi o primeiro membro da família Pascoal a ser político, depois teve seu irmão Raimundo Pascoal, que foi vereador, vice-prefeito e prefeito por duas vezes do município de Felipe Guerra.Atualmente temos os vereadores Ubiracy e Ronaldo Pascoal(filho de Raimundo) exercendo mandato legislativo, que fora iniciado por Tonhô Pascoal, em uma época que vereador nem provento recebia.
Em 24 de janeiro de 1965, ingressou na política felipense ao ser eleito vereador pelo Partido Social Progressista(PSP) com 67 votos, tornando-se o 4º mais votado naquele pleito. Foi empossado no cargo em 31 de janeiro de 1965.
Em 15 de novembro de 1968 foi reeleito com 55 votos pela Aliança Renovadora Nacional(ARENA). Tomou posse no dia 31 de janeiro de 1969, concluindo o mandato em 1973.
Na eleição de 1972, disputou novamente o cargo de vereador de Felipe Guerra, obteve 81 votos, mas não foi eleito, ficou na 1º suplência.
Na eleição municipal de 15 de novembro de 1976, foi eleito pela ARENA com 108 votos como o segundo mais votado, para o terceiro mandato de vereador, tomando posse em 31 de janeiro de 1977, permanecendo no cargo até 1982. Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra.
No ano de 1982, disputou novamente uma vaga na Câmara Municipal, desta vez pelo Partido Democrático Social(PDS), tendo obtido 112 votos, ficando na 2º suplência da coligação.
Seu Tonhô era um homem muito simples, costumava tratava as pessoas como "belezinha", foi o vereador que fazia estradas desde o Sítio Rosário até "Pedra de Abelhas" com as próprias mãos, era em uma carroça que prestava assistência quando alguém adoecia.
Após deixar a política, passou a dedica-se a família. Antonio Pascoal Filho faleceu em sua terra natal, no dia 05 de junho de 2005, aos 80 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN
OBS: Essa publicação poderá ser reproduzida em outros espaços, somente se conter o endereço do link dessa postagem, indicando o autor e a fonte: http://fatosdefelipeguerra.blogspot.com/2017/06/tonho-pascoal-ex-vereador.html?m=1